Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pouca Terra.

por PR, em 07.08.18

Olhando para trás, há pelo menos três clamorosos crimes contra o interesse nacional, cometidos desde a loucura dos fundos comunitários, em anos 80 e 90 de desvario e euforia: a Agricultura arrasada em nome da PAC, a Floresta vergada ao vicio ganancioso do Eucalipto...e o abandono escandaloso do Caminho de Ferro.

Num país que construiu um Aeroporto que recebe um voo de 3 em 3 meses, o abandono compulsivo e desmazelado de estações e linhas de comboio, foi acompanhado, até hoje, pela não renovação das vias que foram sobrevivendo e do próprio material circulante. 

Actualmente o caminho de ferro é, em Portugal, uma ruína. Cada vez há menos comboios a circular, o Alfa Pendular anda hoje mais devagar do que quando foi inaugurado o serviço. A linha de Cascais, que utilizei durante mais de 20 anos, é hoje um serviço feito com carruagens velhas e grafitadas, as mesmas ao serviço desde que eu era miúdo. As estações abandonadas nas Linhas do Interior do país são uma dor, um incentivo ao vandalismo e um elogio à falta de cuidado com aquilo que é de todos. 

 

carcavelos.JPG

Graf_LinhaSintra4.jpg

corgo.jpg

arraiolos.JPG

Tua.jpg

Santa Susana.jpg

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.08.2018 às 17:08

Só agora é que o povo português está a acordar para a realidade...embora durante esse tempo todo andassem a colocar esse malandros no poder para se governarem. E sacar as responsabilidades destes crimes?? Não?? Onde andam as entidades de investigação?? Tudo gente do mesmo saco!!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.08.2018 às 17:11

Aconselho-o a frequentar uma universidade partidária onde poderá encontrar as respostas para o Estado chegar a este ponto.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.08.2018 às 10:39

Bom dia Pedro,
Gosto bastante de seguir o teu blog, e respeito/admiro o teu trabalho e opiniões.
Neste post, quando escreves "a Floresta vergada ao vicio ganancioso do Eucalipto" é um dos 3 clamorosos crimes cometidos no país ..., não poderia estar mais em desacordo.
Por isso mesmo gostava de te tentar explicar porquê:
No meu entedenr, a sociedade portuguesa gosta de ter explicações fáceis, rápidas, e soluções simples, para os grandes problemas. O eucalipto, os incendiários, os madeireiros, e afins, são optimos para descarregar a mágoa que temos com os incêndios, mas isso são significa que sejam a causa desse problema.
Sendo curto sobre o eucalipto: não existe nenhuma correlação entre a área ardida e o eucalipto. (antes pelo contrário, em alguns casos). O eucalipto não é uma espécie autocne, mas o pinheiro tambem não o é.
O grande problema dos incêndios, é a falta de gest ão florestal, combate preventivo a larga escala, com faixas de gestão de combustivel.
Não gosto que se fuja à realidade com escapes facilitistas. A retórica de diabolização do eucalipto, na minha opinião, é um desses casos.
Este é um artigo que podes consultar:
https://observador.pt/opiniao/eucaliptos-florestas-e-fogos-os-mitos-e-os-factos/
Espero que contraponhas a tua posição com estas opiniões e factos.
Um bem-haja.
Vasco Zeferina
Sem imagem de perfil

De Ana Silva a 21.08.2018 às 15:42

Coitado do eucalipto. É o bode expiatório para muita coisa.



Imagem de perfil

De urreivainu a 06.09.2018 às 15:16

É uma vergonha, assim como é vergonhoso o mau funcionamento dos transportes públicos em Lisboa. Empurra-se toda a gente para os carros, mas mesmo aí encurtaram-se as estradas para "devolver a cidade aos cidadãos", que consiste em fazer passeios e praças enormes onde depois se concessiona o espaço para quiosques e esplanadas, transformando aquilo que todos usavam gratuitamente numa fonte de receita (e de uso pago). Enquanto isso, Lisboa é cada vez mais um postal ilustrado mas cheio de trânsito. Bom para visitar mas mau para viver. Dá vontade de ir embora. Mas não de comboio, claro....

Comentar post