Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




21, fora.

por PR, em 06.06.11

A anunciada dispensa de Nuno Gomes pelo Benfica, mostra, a meu ver, aquilo em que o SLB se tornou: uma caricatura do que foi.

Um clube cheio de gente demasiada cheia de si mesma.

É hoje um clube poucochinho nas ideias, sem nenhuma noção de valores éticos, estratégia de comunicação enquanto forma aglutinadora de adeptos e investimentos, gestão de recursos humanos em nome de um bem maior, nível.

Claro que Nuno Gomes não tem hoje o que é imprescindível, ou deve ser, para ser titular do Benfica. Claro também é, para mim, pelo menos, que mais vale um Nuno Gomes no plantel do que um plantel de argentinos, uruguaios, paraguaios, brasileiros, espanhóis e outros que não sabendo o que é o Benfica, permanecem, quase sempre, na ignorância, não tendo gente como o 21 na equipa. Com o consequente prejuízo, na hora de dar, senão tudo, um pouco mais porque...é o Benfica. Ele não tem lugar no plantel, porque tem 34 anos? Bom, se o critério é estritamente futebolístico o que é o Benfica esteve a fazer anos a fio ao pagar o ordenado ao Mantorras? Se o critério é meramente futebolístico, o que fazem mais de metade dos jogadores do plantel, claramente sem categoria para vestir aquela camisola?

Ao menos o 21 é uma mais valia, para lá do terreno de jogo. Sendo que, mesmo no terreno de jogo apresenta, velho e cansado, números que outros, mais novos, mimados e caros, não apresentam! Não, agora o Benfica dispensa jogadores portugueses internacionais pela televisão, para substitui-los por jogadores inflacionados no preço e medíocres no rendimento em campo. Agora o Benfica elimina quaisquer referências do clube, para substitui-los por jogadores que dizem logo que olham para o Benfica como "ponta aérea" para "a Europa".

A forma como este Benfica trata o seu capitão de equipa, a maneira atrapalhada como trata de renovar (trata mesmo?) com Maxi Pereira (um dos poucos estrangeiros que parece saber o que é jogar à Benfica), a forma como pede aos seus próprios adeptos para não irem aos jogos fora (que inteligente!), como responde a uma acusação de irregularidades com um "vão mas é investigar as contas dos outros", a maneira como permite um cartaz gigante de publicidade a 50 anos de uma marca de café no Estádio, como se, naquele dia, fosse o SL Bica;  mostra que o clube não tem, na gestão do seu futebol, para começar, gente à altura. Mas que o problema vai ainda mais fundo. E que o Porto continuará, naturalmente, a ganhar.

O Benfica está cada vez mais pequeno, e o benfiquismo também.

Qualquer dia, na Luz, benfiquistas só os adeptos.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


86 comentários

Sem imagem de perfil

De Franclim Vieira a 06.06.2011 às 12:07

Infelizmente a opinião do Pedro é partilhada por muitos Benfiquistas e na qual eu me incluo ...
Sócio do Sport Lisboa e Benfica com o número 4891 desde 1964 .
Sem imagem de perfil

De jose teixeira a 16.06.2011 às 13:09

Se la tivesse continuado muitos perguntariam se aquilo era algum azilo, preso por ter cao...
Sem imagem de perfil

De Liberdade Soares a 06.06.2011 às 12:18

Para minha enorme tristeza , faço minhas as tuas palavras ! forte abraço!
Sem imagem de perfil

De sempresente a 06.06.2011 às 12:36

Grande texto!!!
Já chega desta direcção e deste fraco benfiquismo.
Ser campeão de 5 em 5 anos não chega, é muito pouco!!
Sem imagem de perfil

De Li a 06.06.2011 às 12:46

Olha Pedro, primeiro há que dizer que sou adepta do FCP, mas sabes, fico triste com este momento que o SLB atravessa, em que a magia se perdeu e a gradiosidade indiscutível de um clube que é da maioria dos portugueses se está a perder. Mais triste fico com a situação do Nuno Gomes, porque para mim, esse jogador é não só parte da alma benfiquista como do panorama futebolistico nacional. Que seja uma fase passageira, porque o clube tem uma dimensão no coração dos seus adeptos que não dever ser destruída.
Sem imagem de perfil

De Afonso a 06.06.2011 às 12:47

Eu enquanto tripeiro, sempre disse que gostava muito de ter o Nuno Gomes no FCP, mas no Benfica é que ele estava bem e é uma mais valia ter um jogador assim. Já está no clube faz tempo, conhece bem os cantos à casa, é português e parece-me que também é adepto do clube. São jogadores destes que passam a mistica a quem chega no inicio da época. É claro que o 21 não é titular, mas não é impressionante como ele marca sempre ou quase sempre que entra nos ultimos 5min???? Como é que o JJ não conta com ele??? Percebo a mágoa dos benfiquistas, mas Pedro, sinceramente, isto já não era esperado??? O próprio Nuno devia estar mais que farto desta situação. Ainda esta época depois de ter marcado, disse no final do jogo que o golo era a prova de que ele estava vivo!!! Isto foi uma mensagem para dentro do clube.
Eu não digo que só os jogadores portugueses percebam o clube, porque eu tenho o São Helton no FCP e sei que ele passa a mensagem do clube para o resto do plantel e no entanto é brasileiro. Mas já lá está à muito tempo, sabe como as coisas funcionam e gosto que o meu clube não se desfaça destas peças muito importantes de uma só vez. Tem de ficar sempre algum... Porque não interessam só os milhões que o clube vai meter aos bolsos, não interessa só o rendimento que vai ter em campo, interessa ter alguém que transmita para o plantel o que é ser do clube em questão. O que é jogar lá! Agora sem Nuno Gomes quem vai passar essa mensagem??? Os espanhois, paraguaios e companhia perdem frente ao FCP e conseguem ter a noção do que aquela derrota custa aos adeptos???

Quando o FCP perdeu no Dragão com o Benfica, não tenho a menor duvida que se não tivéssemos lá os que já conhecem a casa à muito, seria apenas uma derrota e não perceberiam como aquilo custou aos adeptos. O futebol é paixão!!! Quando a equipa perde, faz todo o sentido que os jogadores sofram como os adeptos, e isso só se consegue se houver quem passe essa mensagem no balneário. Agora sem Nuno Gomes quem o irá fazer?
Sem imagem de perfil

De internauta a 10.06.2011 às 13:15

Caro Afonso,

embora seja de opinião que o Nuno é um jogador de grande nível - com ou sem a concordâncias de tanto que ao longo dos anos o assobiaram, tanto no clube como na selecção - e faça parte do pequeno lote daquele que sempre o defenderam e não descobriram a sua qualidade no último ano e meio, penso que essa ideia do""marcou sempre que entrou"" tem sido usada de maneira abusiva e errada. É verdade que marcou sempre que entrou, mas também temos que analisar os momentos em que entrou. Nada garante que faria golos entrando de início ou em jogos mais complicados.

No entanto concordamos, daria mais à equipa que kardec e weldon. Sem qualquer sombra de dúvida.

De resto, estou em total acordo com o autor do blog. É bom verificar que ainda há Benfiquistas de olhos abertos e atitude à Benfica. Infelizmente, estou a crer que somos a minoria.
Sem imagem de perfil

De Margarida a 06.06.2011 às 13:00

É mesmo isso, essa cambada de argentinos, colombianos e espanhóis e sei lá mais quem, vêm para aí, alguns até se safam bem (meu rico Falcao e Hulk) mas já vêm a pensar que estão num clube europeu e isso vai ser uma montra para os clubes das ditas grandes ligas. Achei ridiculo um jogador do Benfica, contratado esta época em Janeiro, que disse logo que sabia que o Benfica era uma rampa de lançamento para os grandes clubes, como foi o caso do Dí Maria! Oi???? A seguir alguém do clube foi ter uma conversinha com este menino???

À tempos, o James Rodriguez, um puto que me está a conquistar cada vez mais, saiu-se com esta sobre o Falcao: Sim, percebo os interesses que existem pelo Falcao e acho que esta é a altura dele dar o salto!

Fiquei passado, quando li isto! Mas alguém conversou com ele porque pouco tempo depois já disse que era muito importante o Falcao ficar e porque ele já estava num grande clube etc etc. Eu não tenho a menor duvida de que este rapaz assim que tiver uma proposta no estrangeiro que lhe agrade...ala que se faz tarde, porque encara o FCP como rampa de lançamento. Vai haver sempre disto....mas quando temos jogadores bons, que fazem a diferença e que gostam do clube, nem querem sair mas saem porque o clube não conta com eles e quantos mais €€€ vierem melhor, porque há um argentino muito interessante para comprar....epah....dá vontade de os mandar a todos para um certo sitio. O Nuno Gomes é um desses jogadores. Merecia ficar, jogar, acabar a carreira dele no Benfica, e não acabar num clube em que os adeptos não o vão idolatrar como fazem os benfiquistas. E para ele próprio deve ser duro que assim seja. É mau um clube tratar assim um jogador...mau e estranho.
Sem imagem de perfil

De B. a 06.06.2011 às 13:10

Pau de 2 bicos. Concordo que é excelente ter referências no balneário, um capitão de recursos humanos e outro no campo (Luisão).

Mas são 150.000€/mês que o Nuno ganha... E com as ofertas que tem lá de fora não fazia muito sentido.

O Porto no ano em que limpou as referências que ainda tinha (Meirelles e Bruno Alves) fez a melhor época de sempre.

Com uma diferença... quem está à frente do clube ama o FCP como mais ninguém e o treinador também.
Imagem de perfil

De PR a 06.06.2011 às 13:39

Quem disse? È melhor avisarem o próprio Nuno de que foi aumentado. :-) E a comparação com o Porto aqui não faz sentido. Sairam Meireles e Bruno Alves, mas a estrutura do clube, do treinador aos antigos jogadores clássicos que trabalham na formação...tudo passa a mistica e os valores do clube. Mesmo aos seus brasileiros, uruguaios e argentinos. E no Benfica a mistica do clube é o quê? O Ruben Amorim, o Moreira e pouco mais...O Luisão? Que ficou amuado porque não lhe disseram no verão passado que havia uma oferta do Atlético de Madrid?
Duvido...Mas ainda bem que há benfiquistas mais optimistas! :-)
Imagem de perfil

De treinador de sofa a 14.06.2011 às 18:10

Até posso concordar com tudo. Mas façam-me um favor! PAREM DE ENALTECER O FCP!! Isso é uma ofensa a qualquer pessoa de bem! Ofensa a qualquer pessoa que vÊ o futebol português nos últimos 30 anos! O Benfica e os Benfiquistas têm é que perceber que o Benfica dos anos 60/70/80 MORREU! E a culpa é de todos!! Quantos de nós vão às assembleias' Hoje vão lá estar? Não gostam do que é feito? Avançam com alternativas ou ficamo-nos pelos Brunos de Carvalho desta vida? A tal lista de oposição do movimento de Benfiquistas do Rangel? Avança com ideias novas? Ou é o simples BOTA-ABAIXO?? Que se passa com o Benfica? Então há um ano não andávamos todos em bicos de pés?? Não era tudo perfeito?
Estas discussões são saudaveis e ainda bem que não somos de um clube unanimista em torno de um padrinho! Mas o que elas geram é apenas desunião. E assim, meus caros, não é dificil adivinhar o que será esta época! E é pena! Porque efectivamente considero que esta pré-epoca está tudo a ser tratado com mais rigor...
Para mim é simples... Pedro, és dos benfiquistas mais respeitados que conheço (começando por mim). Se não gostamos do que vemos, pois que se avancem ideias e se confrontem os responsaveis! DENTRO DE NOSSA CASA! Logo ha assembleia. Há forma de pedir reunião com o Presidente! E ele fala conosco! Se não nos satisfizer... Simples. Daqui a um ano há eleições! Apareçam alternativas! Mas até lá... POR FAVOR! Unam-se em torno do nosso Benfica! VENCER por amor. Não por ódio ou por contraponto seja a que clube fôr! Até porque este ano, e com o Domingos, o ódio vai crescer do lado de lá da 2ª Circular!
POR FAVOR! De um benfiquista trsite. Desolado com aquilo que está a ser feito com o nosso Benfica! Quero lá saber do presidente, treinador, jogadores... É o clube! é O BENFICA!!! Esse ficará sempre! Este é o meu apelo desesperado! UNAM-SE BENFIQUISTAS!! No final do ano far-se-ão as contas! Mas se não gostarem, façam-se ouvir em sede própria! Não na praça púplica! Somos sempre ouvidos (este ano ainda temos o azul da tmn na camisola??? ).
Pedro, confio no teu benfiquismo. Respeito o teu trabalho e aquilo que nos dás a conhecer de ti próprio! Por isso sei que lutarás sempre pelo Benfica!
Desculpa o longo desabafo!
Bruno Pereira
Sem imagem de perfil

De Pedro a 06.06.2011 às 13:18

Este Benfica está-se a afundar. Durante anos que gastaram milhões e milhões por uma equipa. Durante 10 anos ganhámos 1 campeonato!!!! Ganhámos o ano passado porque o FCP não pode ganhar sempre mas sinceramente é só isso que posso pensar. Este ano voltámos a perder e lá vão eles gastar mais e mais. Como é que um jogador como o Nuno Gomes que conhece o Benfica se vai embora????? Custava muito mantê-lo mais um ano e fazer a despedida??? Despedir-se nos relvados da Luz era pedir muito???? Não consigo perceber. Juro que não consigo. Mas é que não é só isto...a história do Roberto por exemplo, faz algum sentido??? o 4º GR do Atletico??? Mas está tudo louco??? 8.5M por um GR???? E o Jardel??? Negocio no dia do jogo com o Olhanense e agora já não interessa, vamos vendê-lo ou emprestá-lo... O Coentrão também é outro que não sabe o que quer, Ah assinava já contracto vitalicio, amo o Benfica e para a próxima época continuo no Benfica. Agora é o que sabemos. Ah e não sai por menos de 30M...hun hun! Mas não são capazes de segurar os bons jogadores????? O Salvio também já disse que quer ir embora...epah o quê que o clube anda a fazer???? O Cardozo é que já disse que quer continuar, pudera, faz de múmia em todos os jogos e ganha o que ganha ao final do mês, eu também não queria sair.
O FCP vai manter o Falcao e o Hulk...não tenho a menor duvida! Meio Mundo anda atrás deles, mas eles ficam. O próprio Deco disse numa entrevista à poucas semanas que em 2003 quando já tinha o Barcelona a querer comprá-lo que o Pinto da Costa lhe disse que não queria que ele saísse porque no ano seguinte havia uma Champions para jogar e ele ficou. Digam o que disserem no reino do Dragão há uma estrutura, uma lavagem cerebral do outro Mundo! Só pode, porque sabem manter os jogadores importantes, a menos que percebam que os jogadores não querem mesmo ficar e jogadores contrariados é o que sabemos. Mas fogo, eles tiveram o Lisandro, o Lucho mais do que 2 anos, o Deco, agorao Falcao, Hulk, e tantos outros... E nós andamos sempre a desfazer-nos de jogadores.

Muita coisa tem de mudar.
Sem imagem de perfil

De Mario Ribeiro a 18.06.2011 às 12:03

Amigos Benfiquistas...

de tanto Bem dizerem do FCP, até estou com lágrimas nos olhos... se eu não fosse tão BENFIQUISTA, mudava já de clube... mas era já.. Por isso, meus amigos. Façam um favor ao BENFICA e MUDEM DE CLUBE. Acho que não precisamos de quem tanto defende o FCP... Mudem-se. Força. É dificil arranjar um clube com Hulk, Falcao no ataque... e quando eles não resolvem... Alguem resolve (voces sabem do que estou a falar)....
Sem imagem de perfil

De rsa a 06.06.2011 às 14:14

Boas,

O Nuno ficou a época passada e o que ganhámos com isso? Concordo que falta benfiquismo fora do campo agora lá dentro o que eu quero é os melhores e o Nuno já não o é .

Enfim estamos todos os benfiquistas deprimidos não por não termos ganho mas pela forma como perdemos e olha uma das grandes referênçias o "nosso" Rui Costa está rouco de tanto apelar ao benfiquismo e á mistica do SLB :)

Se o fcp vai continuar a ganhar ? Claro que vai não porque são os melhores no campo, mas porque dominam melhor todas as áreas fora do campo com pessoas competentes e muitas delas são do fcp , o que faz toda a diferença.

É ridiculo que agora o Nuno Gomes seja visto como o salvador, acho mais importante a renovação do Maxi por exemplo, mas isso sou eu....

Um benfiquista ainda deprimido....




Sem imagem de perfil

De Atlantida a 16.06.2011 às 14:11

rsa,
Imagino que tenha visto jogos diferentes de todos nós... Tanto quanto me lembro, o Nuno, no pouco tempo que esteve em campo, rendeu!! E não rendeu mais porque não o deixaram. Porque este treinador, que pede um guarda-redes mãos-de-manteiga e com falta de confiança, que custa 8.5M e que o mantém a jogar, trata um jogador da casa, e que deu provas de cada vez que lhas pediram, como um resto... Foi isso que ganhámos com o Jesus: um campeonato (ainda sem Roberto, senão também tinha ido cano abaixo). Perdemos o Quim (para mim, 8.5 vezes melhor que o Roberto... enfim, esta foi, para mim, a primeira facada - deslizes todos temos: ao Quim não lhos permitiram, ao Roberto, tudas as #$%as).
Sem imagem de perfil

De carlitos a 16.06.2011 às 17:38

O Jesus também não o colocava a jogar. O Jesus pode ser muito bom treinador mas como é que ele pode denegrir um jogador dizendo que tem muitas outras opções melhores do que o NG depois de ele marcar um golo e quando o Roberto estava lesionado. Um outro treinador aproveitava para moralizar o jogador. Outro caso foi a maneira como despachou o Quim e depois não se pode falar mal do Roberto. É um bom treinador, conseguiu um título importante (até o Pinto da Costa tem de agradecer) mas tem de saber gerir melhor os jogadores de forma a motivá-los.
Sem imagem de perfil

De Cristiano Moreira a 06.06.2011 às 14:45

Sou portista, como sabes, mas acho que só falaste verdades. Também eu sou defensor de "pilares" nos balneários e acho que o Nuno Gomes ainda é um pouco mais que um "pilar". Merecia mais, sem dúvida.

Comentar post


Pág. 1/8