Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estamos a perder.

por PR, em 08.04.11

Podia ter escrito isto após o descalabro da Luz frente ao FCP, a falta de atitude e benfiquismo durante o jogo, e a falta de benfiquismo na luz apagada e rega ligada. Mas prefiro escrever o que se segue após uma boa vitória da Liga Europa (que não me deixa completamente descansado, diga-se. Esta é a equipa que levou 3 secos em Israel contra uma equipa que ninguém conhece. E que, fora de casa, na Liga Europa, só ganhou um jogo...

A maior das derrotas, esta época, para mim, benfiquista, sócio há 33 anos, é a certeza de que algo se perdeu, na matriz benfiquista tal como ela sempre existiu, ao longo de 107 anos de história gloriosa. A completar o leque de ofensas a essa matriz, que fez do Benfica o maior clube português, está  a ideia peregrina de tocar o "Cheira a Lisboa" no Estádio da Luz, sobretudo na recepção a equipas do Norte. Mas está tudo maluco? O Benfica não pode reduzir-se a um clube de uma cidade, nem sequer de uma região! Essa pode ser a realidade de outros clubes, mas não é a do Benfica, com uma implantação única e excepcional, com adeptos em todo o país e em todo o mundo. 

Fazer isso é o equivalente ao rasteiro "fdp, slb" gritado com visceral ódio, contra o Benfica, no Dragão, em Alvalade ou em Braga, por exemplo.

Cheira a Lisboa? O Benfica cheira a mundo. Não tacanho, não saloio, não provinciano! 

Houve um tempo em que se fosse preciso jogar uma final nas Antas ia-se...e ganhava-se! Esse benfiquismo é que tem de ser O Benfica!

Não é esta coisa mal amanhada de valores! Ser Benfica é renovar já com o Maxi. E renovar com o Nuno Gomes, o capitão da equipa acabado de ser operado. Ser Benfica é nunca mais deixar que se repita o episódio da rega e da luz apagada. Ser Benfica é dizer aos adeptos para não faltarem a nenhum jogo, em casa e fora! Ser Benfica tem de ser uma equipa entrar em campo e saber que não pode perder o jogo para um rival e passar-lhe testemunho. Não pode! Dar tudo, sem pensar no jogo da Liga Europa que virá depois, nem em mais nada! O que é que acontece a seguir? Vende-se o capitão de equipa bem abaixo da clausula de rescisão para um rival?  Passamos a receber árbitros em casa e a pagar vitórias em fruta? Vamos passar a amassar o carro de jogadores quando as coisas correm mal? Vamos pagar balúrdios aos adversários dos nossos rivais para darem um pouco mais contra eles e amolecerem contra nós? Vamos intimidar jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos quando nos visitam ou vamos limitar-nos a fazer tudo para sermos melhores e ganharmos dentro do campo?

A maior derrota desta época é este desprendimento dos valores do benfiquismo.

E digo-o já, mesmo antes de saber se ganhamos ou não Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa. E acreditando que podemos fazê-lo. Ser benfiquista é também isso. Ganhar, venha quem vier. Com classe.

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Ferreira a 08.04.2011 às 22:54

Meu caro amigo, também sou benfiquista, nasci benfiquista, há 60 anos. Hoje não tenho mais tantas ilusões como tinha quando era menino, quando ganhámos a taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962, como foi maravilhoso,não sei se o foi porque as crianças tinham mais fantasias ou se realmente o foi por que fomos CAMPEÕES. E não sei porque já tem 50 anos que o nosso Bemfica não nops dá uma alegria dessas, tu mesmo sendo sócio há 33 anos, nunca experimentastes essa alegria impar. Pode ser que seja por causa disso que não tenho mais ilusões, os dirigentes que em todos estes anos comandaram o nosso Benfica não querem dar aos sócios e adeptos essa alegria. Como podemos dizer que o Benfica é do mundo se nem da Europa é há 50 anos ?
Como podemos dizer que somos os maiores se não mostramos que realmente o somos ? Nenhum clube que pretenda ser grande pode passar tanto tempo sem títulos continentais ou mundiais, títulos nacionais apenas ~são o passaporte para disputar os outros. O nosso clube está a ficar pequeno, o seu nome está a sumir do cenário mundial, as geraçãoes antigas conhecem-no, as novas não ,e as antigas estão desaparecendo. Um clube não é grande pelos sócios que tem, é grande pelas suas conquistas, se for vitorioso e o nosso Benfica não o é há muitos anos. Nós benfiquistas, temos culpa nisso, deveríamos exigir mais dos presidentes e não o fazemos, deveríamos nos manisfestar contra quando as coisas não vão bem, para ele sentir que não tem apoio, que precisa mudar, e nós fazemos o contrário, eles fazem tudo o que não devem e nós estamos lá a apoiá-lo, como se disséssemos a ele que tudo o que está a fazer está bem, e lá vão 50 anos . Temos uma geração que está velha sem ter o prazer de ver o seu clube ser campeão da europa. Vivo triste futebolísticamente pelas decepções do meu Benfica .
Sem imagem de perfil

De joaquim amaral a 11.04.2011 às 09:43

caro amigo, nao sou benfiquista mas concordo plenamente com o que disse.
lamentavelmente estes pseudos iluminados, so querem ter muitos socios e simpatizantes. esquecem-se que sem vitorias o clube nao cresce, o benfica e uma desilusao para o pais, mas basta o presidente vir a terreiro dizer que vai construir um museu que ja tudo fica esquecido.parabens pela sua coerencia e estado de espirito sadio.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.