Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A tristeza.

por PR, em 22.02.09

Perder foi o menos, nesta noite, em Alvalade. Faz parte do futebol, como faz parte ganhar. Era bom que toda a gente soubesse comportar-se, nas duas condições. O Sporting foi melhor em tudo e mereceu amplamente ganhar, até por outros números.

Mas triste foi a forma como fui tratado, naquela bancada central. Ter sido mal tratado, ofendido e até ameaçado de morte, só porque levava um cachecol encarnado, não tendo provocado minimamente, foi surpreendente. Tinha outra ideia dos sportinguistas que se sentam naquela bancada central. Apenas uma voz razoável se ergueu no meio daquela massa de trogloditas que decidiram ameaçar-me e ofender-me durante todo o jogo. "Os benfiquistas deviam ser todos mortos" é uma frase inadmissível.

Duas miúdas dos seus 13/14 anos serem ofendidas de tudo, até se perceber que afinal eram do Sporting e ter vindo a frase "Ah são do Sporting, então deixem-nas lá".

"Vêm para aqui com cachecóis desse clube de merda, deviam morrer" ou "És um filho da puta, seu lampeão" quando acontece o primeiro golo, virando-se para mim espumando raiva, sem que eu tenha esboçado o mínimo gesto a não ser dizer, para quem estava o meu lado: "Que grande golo!" são reacções de um sectarismo primário que eu me recuso a confundir com o clube que é da minha mãe, da minha irmã, dos meus padrinhos e de tantos amigos meus.

Mas, para mim, é claro: nunca mais volto ao Estádio José de Alvalade, nem para concertos.

Aquelas pessoas que ali estavam, que se cumprimentam com um beijo, que se apresentam munidos de roupas de marca, portas chaves de BM's e afins, e supostamente são educadas e civilizadas na sua vida do dia da dia, não sabem receber, não aceitam que um adepto do clube rival vá tranquilamente ver o jogo, não são dignos da grandeza do Sporting Clube de Portugal, clube que, de resto, já teve a decência de me pedir desculpa, demarcando-se desses comportamentos.

Ontem, o melhor do Sporting foram os jogadores, que deram um banho de bola ao Benfica e ganharam com toda a justiça. Foram muito melhores do que aquelas pessoas que me cercaram, que me ofenderam, que me enxovalharam e que me ameaçaram durante o jogo. A falta de educação, civilizade e desportivismo dessas pessoas mete-me nojo.

Essas não mereciam ganhar nunca.

Autoria e outros dados (tags, etc)


131 comentários

Sem imagem de perfil

De Sónia F. a 22.02.2009 às 11:38

Como benfiquista, acima desse asco de gente que nada tem a ver com o que deveria ser o futebol, assumo com toda a naturalidade que o Sporting foi melhor e mereceu absolutamente a vitória. Fiquei triste por ver o Benfica perder com um nível tão baixo de futebol praticado mas a par dessa verdade (que não convém esquecer) está outra: o Sporting foi o justíssimo vencedor!
É pelo que viste e sentiste que não vou ver jogos ao Estádio. Há 3 campos na vida que atiram facilmente as pessoas para a irracionalidade: a política, a religião e o futebol. Não me dou ao trabalho de ir apanhar chuva, frio ou sol e gastar dinheiro e depois ser chamada de uma série de coisas por um bando de primitivos! E aqui não há diferença entre muitos dos adeptos do Sporting, do Benfica, do Porto ou de qualquer outro clube. Há muita gente que não sabe ver futebol e torna aquilo, um campo de batalha em que quem ganha é quem for mais rude e mais estúpido!
De toda a minha família, sou a única benfiquista. São todos sportinguistas, o que desde muito cedo fez com que me habituasse a respeitar e a ser respeitada. Claro que de vez em quando há picardias mas são tão saudáveis que só dão é para rir. O futebol é apenas e somente uma pequena parte da vida...
Aproveita o dia lindo que está lá fora!
Beijinhos grs
Sem imagem de perfil

De Rita Louro a 16.03.2010 às 13:32

Olá Sónia.
Na qualidade de jornalista do programa Companhia das Manhãs, da Sic, gostaria de a convidar a vir a um programa nosso. Gostaríamos de a receber, com o seu marido, para falar do facto de serem adeptos de clubes de futebol diferentes.
Caso esteja interessada, peço-lhe que entre em contacto comigo para o e-mail indicado.
Sem outro assunto de momento,
Os melhores cumprimentos.
Rita Louro

Comentar post