Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Palmas.

por PR, em 07.12.17

O meu amor tem lábios de silêncio
e mãos de bailarina
e voa como o vento
e abraça-me onde a solidão termina

 

Ontem, ao chegar a casa, da apresentação do meu livro, liguei a televisão, e ali estava, Jorge Palma, num cenário inédito: um piano no meio de uma redacção, e ele ali, com as musicas e as palavras que trago comigo há tantos anos. O disco "Só" é um dos discos da minha vida, e parece que vai ter agora uma versão gravada ao vivo. Lembro-me, nos idos de 91, de um especial que foi feito no CMR - Correio da manhã Rádio -, onde eu dava os meus primeiros passos neste oficio. A estação fazia sempre especiais de uma hora em que mostrava os discos novos, e, naquele caso, a Judith Meneses e Sousa, hoje jornalista na TSF, lendária repórter parlamentar; baptizou o especial de "Amores de Bairro". Bem.

Esse disco abriu-me, em definitivo, para a obra do palma, que, para mim, até então, era basicamente o "Deixa-me rir" e o "Lado errado da noite". 

Depois do "Bairro do Amor" dei por mim naquela demanda apaixonada, a descobrir tudo: as canções todas, o escrever do Palma, a sua personalidade de contrastes, entre a poesia e o degredo...e um dia apareceram-me aos ouvidos aquelas canções, despidas dos arranjos, agora era só piano e voz, e, meu Deus, que maravilha.

Ainda hoje volto muitas vezes ao Palma, e é sempre um calorzinho, percebo sempre que as canções dele estão, para sempre, na minha vida, e confesso que, ao vê-lo ontem na TVI, a tocar e a cantar, poucos dias depois de perdermos o Zé Pedro, que fez com o Jorge o Palma's Gang, pensei: o Zé Pedro, lá em cima, está a pedir para pôr mais alto.

 

Na terra dos sonhos não há pó nas entrelinhas, ninguém se pode enganar
Abre bem os olhos, escuta bem o coração, se é que queres ir para lá morar

 

O Jorge Palma é um poeta, e um músico extraordinário. E guarda aquele fio invisível que une, num equilíbrio secreto, o voo puro das asas de anjo e a negritude de olhares nocturnos sombrios, como só é possível aos super heróis que sabem mais, muito mais, da vida, do que nós, os meros humanos. Mas...

 

..não há passos divergentes para quem se quer...
Encontrar

 

palma.jpg

 

Soube mesmo bem. 

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Isabel Pires a 07.12.2017 às 09:21

Também me soube mesmo bem ler este post, estar no espectáculo de abertura dos vinte e cinco anos do "Só" no CCB, e voltar muitas vezes ao Palma... Esse pedacinho do início do post faz parte de um poema lindíssimo.

Será que o disco conterá apenas a versão áudio?
A minha questão tem que ver com a óptima qualidade dos filmes apresentados naquele espectáculo para ilustrar cada uma das canções do álbum... Merecia também ficar um pouco mais eterno.

Comentar post