Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




É um disco ao qual volto muitas vezes. Lembro-me de ouvir isto lá na rádio, num estúdio em 94 ou 95, com o Rui Vargas e o Nuno Markl, e de alguém comentar que era um disco de uma protegida de Madonna, porque era de uma editora que ela tinha fundado, a Maverick. Não sei se essa ligação era de facto assim tão directa, mas se foi, foi bem, Madonna. Que disco monumental!

"Jagged Little Pill" é um disco organico, como poucos. Ali há alma a transbordar, sem efeitos especiais nem rodriguinhos, é o que é. É áspero, às vezes, e doce outras, é frágil mas com as garras de fora, à defesa, pedindo, afinal, ajuda, aos gritos ou na melancólica ironia desiludida e aflita da maior parte das letras, 

Tem canções que acabam por marcar quem as ouviu na altura e eventualmente as descobre agora, porque , e isso acontece com as grandes canções, o que ali é cantado, o que ali está escrito, é de sempre. Somos nós todos, na nossa condição: virtudes e misérias, medos e conquistas, sonhos e desilusões. 

Ironic (que Alanis nem queria meter no alinhamento, tiveram de convencê-la), Head Over Feet, All I really want, Perfect e o explosivo Someone Like You antes do tempo e com outro volume de som, You Oughta Now são temas aos quais sabe sempre bem voltar, e cantar no carro. Como hoje, há bocadinho.

Depois deste disco, Alanis fez mais uma mão cheia de canções incriveis, há o Uninvited, o 21 Things I want in a lover, o Thank You, o Joining You, o Hands Clean, o So Unexy, por exemplo. 

MasJaggedLittlePill, com canções feitas, cada uma, num dia ou menos, por alguém que só queria ser ouvida e tinha sido rejeitada por meia dúzia de editoras antes da salvadora e visionária Maverick, tem aquela marca rara dos álbuns decisivos. Um monumento. 

2111133.png

 

"Well life has a funny way of sneaking up on you
And life has a funny way of helping you out
Helping you out"

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria Bem me Quer a 01.08.2017 às 19:58

Dos álbuns da minha vida! Adoro esse álbum da Alanis! Acompanhou-me em alturas de muita maturidade e crescimento, ainda eu era uma adolescente.
Obrigada pela partilha
Imagem de perfil

De Madalena a 02.08.2017 às 20:20

Gosto muito, e quando ouço atualmente volto atrás no tempo e relembro quem eu era então com essas músicas. A música colada ao tecido da nossa alma, iluminando-a tantas vezes.

Há aquelas músicas que carregam num "botão" em nós e nos elevam... É o testemunho deste karaoke a dois:

https://www.youtube.com/watch?v=3B_W_CZfVtc

Sem imagem de perfil

De Fernando Ferreira a 03.08.2017 às 00:05

Concordo a 500%!

É um disco genuíno. Sem maquilhagem ou produções desnecessárias.

Também ouço frequentemente. Em acústico ou na versão original.

Um monumento!

Obrigado pela partilha. Grande abraço!
Sem imagem de perfil

De colorir desenhos frozen IMPRIMIR a 13.10.2017 às 21:54

ver isto e muito bom me faz lembra do bons tempos onde tenha musica boas

Comentar post