Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Um grande amigo disse-me noutro dia que tinha de escrever um texto sobre a vinda de Nik kerhsaw a Portugal. E eu, que não sabia desse concerto, dei-lhe duas ou três dicas sobre esse personagem da pop do inicio dos anos 80. Acontece que tenho os três primeiros discos do rapaz, só os três primeiros "Human Nature", "The Ridlle"  e "Radio Musicola". 

Nik Kershaw foi um ícone pop, com temas que derreteram nas rádios, como "Wouldn't be good" ou "I won't let the sun go down on me", mas havia um lado menos conhecido de algumas das suas canções, com propostas de reflexão mais profundas. 

Bogart, Save the Whale, What the Pappers Say,  Know How e Radio Musicola, por exemplo, são temas onde Nik Kershaw quer ir, e vai - ainda que de uma forma desengonçada e pouco estruturada - mais fundo do que aquela crosta açucarada da pop básica dos grandes êxitos. O declínio de popularidade de Nik kershaw, após esses anos gloriosos, segue a linha de muitos heróis da pop que não souberam reinventar-se, deixara, simplesmente de estar na moda e de aparecer na revista Bravo e no Europa Countdown do Adam Curry.

Imagino que um concerto dele hoje seja ainda e sempre à base dos temas desses discos, mas prefiro não ir e guardar a lembrança de ouvir esses discos em casa dos meus pais e ler as letras, numa descobertas dos LP's que a geração dos meus filhos desconhece, entregues aos youtube e spotifys da vida e a um consumo de música muito mais volátil e nada perene. Naquele tempo comprava-se um disco juntando dinheiro, ouvia-se vezes sem conta, aprendia-se as letras todas, os artistas eram para a vida. Ou pelo menos para os anos seguintes, como foi o caso. Nik Kershaw parece ser um caso de alguém que tentou sempre ser um pouco mais que um artista pop, e, nos ultimos discos, mais maduro e menos sujeito à pressão de ser um ídolo, é mais estruturado na abordagem a temas como a política, defesa do ambiente e outros aspectos que, à partida, não seriam óbvios quando o víamos, há 30 e tal anos, com as músicas e o penteado característicos, lutando por um lugar no Top of the Pops.

nik-.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)