Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estamos a perder.

por PR, em 08.04.11

Podia ter escrito isto após o descalabro da Luz frente ao FCP, a falta de atitude e benfiquismo durante o jogo, e a falta de benfiquismo na luz apagada e rega ligada. Mas prefiro escrever o que se segue após uma boa vitória da Liga Europa (que não me deixa completamente descansado, diga-se. Esta é a equipa que levou 3 secos em Israel contra uma equipa que ninguém conhece. E que, fora de casa, na Liga Europa, só ganhou um jogo...

A maior das derrotas, esta época, para mim, benfiquista, sócio há 33 anos, é a certeza de que algo se perdeu, na matriz benfiquista tal como ela sempre existiu, ao longo de 107 anos de história gloriosa. A completar o leque de ofensas a essa matriz, que fez do Benfica o maior clube português, está  a ideia peregrina de tocar o "Cheira a Lisboa" no Estádio da Luz, sobretudo na recepção a equipas do Norte. Mas está tudo maluco? O Benfica não pode reduzir-se a um clube de uma cidade, nem sequer de uma região! Essa pode ser a realidade de outros clubes, mas não é a do Benfica, com uma implantação única e excepcional, com adeptos em todo o país e em todo o mundo. 

Fazer isso é o equivalente ao rasteiro "fdp, slb" gritado com visceral ódio, contra o Benfica, no Dragão, em Alvalade ou em Braga, por exemplo.

Cheira a Lisboa? O Benfica cheira a mundo. Não tacanho, não saloio, não provinciano! 

Houve um tempo em que se fosse preciso jogar uma final nas Antas ia-se...e ganhava-se! Esse benfiquismo é que tem de ser O Benfica!

Não é esta coisa mal amanhada de valores! Ser Benfica é renovar já com o Maxi. E renovar com o Nuno Gomes, o capitão da equipa acabado de ser operado. Ser Benfica é nunca mais deixar que se repita o episódio da rega e da luz apagada. Ser Benfica é dizer aos adeptos para não faltarem a nenhum jogo, em casa e fora! Ser Benfica tem de ser uma equipa entrar em campo e saber que não pode perder o jogo para um rival e passar-lhe testemunho. Não pode! Dar tudo, sem pensar no jogo da Liga Europa que virá depois, nem em mais nada! O que é que acontece a seguir? Vende-se o capitão de equipa bem abaixo da clausula de rescisão para um rival?  Passamos a receber árbitros em casa e a pagar vitórias em fruta? Vamos passar a amassar o carro de jogadores quando as coisas correm mal? Vamos pagar balúrdios aos adversários dos nossos rivais para darem um pouco mais contra eles e amolecerem contra nós? Vamos intimidar jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos quando nos visitam ou vamos limitar-nos a fazer tudo para sermos melhores e ganharmos dentro do campo?

A maior derrota desta época é este desprendimento dos valores do benfiquismo.

E digo-o já, mesmo antes de saber se ganhamos ou não Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga Europa. E acreditando que podemos fazê-lo. Ser benfiquista é também isso. Ganhar, venha quem vier. Com classe.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 08.04.2011 às 21:39

Onde assino Pedro?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.